Professora Sueli Gomes faz doação de seu trabalho para o Espaço Cultural Dom Bosco

por Edna — publicado 26/06/2013 16h42, última modificação 14/08/2015 10h23
Dotada de aguçado senso crítico, sempre pensou em registrar os fatos, que a muitos parecem irrelevantes, mas tem inestimável valor para a memória de um povo.

Sempre buscou documentos, fotos, relatos, e registrou tudo que se relaciona com a nossa cidade. Embora de história recente, Dom Bosco como toda cidade, já conta com muitos fatos interessantes que precisam ser registrados. Ao fazer este trabalho o seu objetivo não foi projetar-se como escritora, mas, contribuir para o resgate para a memória cultural do nosso povo que estava se perdendo no tempo. Afinal, um povo sem história é um povo sem identidade.

O Espaço Cultural Dom Bosco, foi criado pela Resolução nº. 048/2004, na gestão do Presidente Manoel Martins Borges, visando o atendimento a comunidade e a preservação da memória escrita, fotográfica e áudio da Casa Legislativa.

Em 03/2009, a Professora Sueli Gomes da Silva, para enriquecimento do Espaço Cultural Dom Bosco, encaminhou para o Presidente da Câmara Vereador Gerci Rodrigues Pacheco (Neguinho), todo o material escrito, áudio e vídeo contendo pastas com o Projeto Memória Viva – Momentos Históricos de Dom Bosco;  Dom Bosco e Um Pouco de sua História, 1999; Fitas Cassete VHF, Projeto Memória Viva com entrevista com as autoridades e pessoas antigas do município,  Inauguração da Prefeitura, entre outros.

Na oportunidade, agradeceu o empenho e a colaboração em todas as etapas de seu trabalho com a certeza de ter deixado parte de sua vida em boas mãos, bem como o apoio de todos os Parlamentares que darão prosseguimento não só como autoridades constituídas, mas, como cidadãos criativos, participantes, atuantes e preocupados em registrar e preservar a história de nosso município, pois, um município sem história não possui identidade.

Os mesmos foram apresentados aos Vereadores e estarão disponíveis em breve para a comunidade e estudantes fazerem pesquisas sobre nossa história.

Assim diz Sueli Gomes “Decidi-me a escrever para essa terra e para o seu povo, maior patrimônio deste município, que me acolheu e que aprendi a amar verdadeiramente como minha”.

Vale a pena conferir o seu Blog: www.amandodombosco.blogspot.com